CELTA, uma incubadora pioneira

O Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) é a incubadora da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), situada em Florianópolis (SC). Foi criado em 1986, como resposta aos anseios de desenvolvimento da capital catarinense e com o objetivo de viabilizar um promissor setor econômico, aproveitando os talentos e o conhecimento gerados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua missão é prestar suporte a Empreendimentos de Base Tecnológica – EBTs e, ao mesmo tempo, estimular e apoiar sua criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico.

O CELTA atualmente mantém 45 empresas de base tecnológica que geram cerca de 800 empregos diretos e o faturamento anual das incubadas alcança aproximadamente R$ 70 milhões. A incubadora já colocou no mercado 98 novas empresas que hoje faturam R$ 7 Bilhões, considerado o maior volume de faturamento de empreendimentos nascidos em incubadoras do país. Nos últimos três anos o CELTA liberou dezenove empresas. O sucesso do CELTA está diretamente atrelado a um modelo de gerenciamento que envolve as principais representações da sociedade, tendo como destaque a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo do Estado, Universidade Federal de Santa Catarina e as entidades de classe do meio empresarial.

O bom desempenho da incubadora está diretamente atrelado a um modelo de gerenciamento que envolve as principais representações da sociedade, como a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo do Estado, Universidade Federal de Santa Catarina e as entidades de classe do meio empresarial. Os números do CELTA também o colocam numa posição privilegiada: é a maior incubadora da América Latina, em número de empresas e tamanho - são 10.500 metros quadrados. Além disso, o modelo da incubadora foi referência para implantação de outras similares em todo o Brasil. Também foi a primeira a receber o prêmio de melhor incubadora do ano, em 1997, conferido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (ANPROTEC) - que congrega os parques, incubadoras e empresas de base tecnológica de todo o país.

Em 2001, foi escolhido pela ANPROTEC como núcleo de referência em capital de risco, juntamente com a incubadora da PUC do Rio de Janeiro. Nos anos de 2006, 2011 e 2016, recebeu o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, na categoria Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores orientados para o Desenvolvimento de Produtos Intensivos em Tecnologia (PTI), também pela Anprotec. O prêmio celebra a importância do caráter inovador do empreendedorismo brasileiro e reconhece os esforços e conquistas da inovação tecnológica e social do movimento de incubadoras e parques tecnológicos do país.

Um dos precursores nacionais na atividade de incubação, o CELTA firmou-se como modelo e exemplo de incubadora, estabelecendo políticas internas bem sucedidas para as negociações das empresas incubadas com os investidores.