Processo de Seleção

Processo de Seleção de Novos Empreendimentos

O CELTA mantém edital permanentemente aberto aos interessados. Com sua experiência, desenvolveu um processo de articulação de competências e instrumentos que permitem uma análise mais precisa do potencial de sucesso e riscos dos empreendimentos de base tecnológica.

Para ingressar na incubadora é necessário desenvolver um plano de negócios. Os planos são analisados e selecionados por um Grupo de Trabalho designado pelo Conselho do CELTA, composto por instituições representativas da comunidade promotora do desenvolvimento empresarial e regional. O ingresso de empreendimento ao CELTA será desenvolvido necessariamente através de processo de seleção sempre que houver disponibilidade de vagas. O Processo de Seleção é dividido nas seguintes etapas:

  • A) Divulgação de disponibilidade de vaga(s) no CELTA - A divulgação está estruturado de forma a utilizar diversos mecanismos para anunciar a existência de vagas no CELTA. Hoje, o CELTA está com edital permanentemente aberto para os candidatos interessados.
  • B) Pré-Qualificação de Empreendimentos - Os interessados deverão apresentar a Diretoria do CELTA um Plano de Negócios Executivo onde de forma resumida apresentam o que pretendem desenvolver no âmbito do CELTA. Com base nas informações fornecidas no Plano de Negócios Executivo e do cumprimento de todas as condições do presente regulamento, a Diretoria e Gerência realizarão uma pré-qualificação de caráter eliminatório.O Processo de Pré-Qualificação é contínuo e não precisa aguardar o inicio formal do processo de seleção (haver vagas no CELTA).
  • C) Pagamento de Taxa de Inscrição - Hoje, o CELTA não cobra taxa para avaliação de planos de negócios.
  • D) Orientação aos Potenciais Empreendedores - O CELTA estará pronto para ajudar/orientar sobre elaboração de Plano de Negócios e informações básicas sobre o processo de Incubação aos empreendedores pré-qualificados.
  • E) Desenvolvimento de Plano de Negócios - Para que os Projetos possam ser submetidos ao processo de avaliação e seleção com maior clareza possível e assim evitar a sua apresentação de forma incompleta, aleatória e pouco elaborada, todos os candidatos devem preencher um roteiro básico de Plano de Negócios.
  • F) Apoio ao Desenvolvimento do Plano de Negócios - O CELTA colocará a disposição dos participantes do Processo de Seleção uma equipe para orientar nas questões básicas de preenchimento do Plano de Negócios.
  • G) Qualificação dos Candidatos - A qualificação dos candidatos se dá por meio da análise dos Planos de Negócios e de Entrevista com os candidatos. A qualificação será realizada por uma comissão avaliadora, formada pelos integrantes do Comitê Gestor do CELTA e de, no mínimo, um representante da Diretoria do e Gerência do CELTA.
  • 1. O parecer da Comissão Avaliadora será estruturado através de critérios objetivos de análise e decisão, que contém um parecer pessoal de cada avaliador desenvolvido por meio de análise competitiva, análise técnica, financeira, avaliação dos pontos positivos e negativos do empreendimento, demanda com relação ao CELTA e outros pontos relevantes para o julgamento do empreendimento.
  • 2. Entrevista com o objetivo de eliminar dúvidas sobre o projeto apresentado e medir o grau de conhecimento sobre o sucesso dos projetos apresentados. A Comissão Avaliadora poderá convocar entrevistas com os candidatos.
  • H) - Classificação Final - Após avaliação e entrevista com os candidatos, o Comitê Avaliador classificará os melhores projetos, levando em consideração a melhor pontuação técnica, mercadológica e financeira dos candidatos. A necessidade de espaço físico pelo projeto poderá ser utilizado como fator de desclassificação ou não de um projeto. Serão chamados a ocupar as vagas existentes no CELTA os candidatos com melhor pontuação. Após informado pela Gerência a classificação do empreendimento para acesso ao mecanismo, o empreendedor deve, de imediato, providenciar a seguinte documentação:
  • 1. No caso de Pessoa Jurídica, Empresa Transferida e Centro de Desenvolvimento:
    - Contrato Social
    - Comprovante de regularidade junto aos Cartórios da Região onde está instalada/registrada a empresa.
    - Cartão atualizado do CGC- Cadastro de Inscrição Estadual.
  • 2. No caso de Pessoa Física:
    - Negativa de CPF dos sócios


Edital de recrutamento de empreendimentos para o CELTA